sexta-feira, novembro 13, 2015

Experiências Adversas na Infância: Ligação científica com a doença física e redução da longevidade do adulto



O trauma emocional precoce muda quem nós somos.

Se alguma vez se perguntou porque se têm debatido tanto durante tanto tempo com problemas crónicos de saúde física e emocional que simplesmente não desaparecem, sentindo-se como se estivesse a nadar contra uma corrente invisível que nunca cessa, então uma nova área da pesquisa científica pode oferecer esperança, respostas e perspetivas de cura.

Em 1995, os médicos Vincent Felitti e Robert Anda lançara um estudo epidemiológico em larga escala que visou sondar as histórias de 17.000 crianças e adolescentes, comparando as suas experiências de infância com os seus registos de saúde mais tarde na vida adulta. Os resultados foram chocantes: Quase dois terços dos indivíduos tinham sofrido uma ou mais experiências adversas de infância. Estas experiências adversas de infância - EAI. (Adverse Childhood Experiences - ACE) compreendem situações crónicas, imprevisíveis e indutoras de stress que algumas crianças enfrentam. Estas incluem crescer num ambiente familiar em que um dos pais sofre de doença mental (depressão, por exemplo) ou consumo de substâncias (álcool); perda de um dos pais por divórcio ou outras causas; ou sofrer humilhações crónicas, negligência emocional, ou abuso físico ou sexual. Estas formas de trauma emocional ultrapassam os desafios típicos do crescimento.

O número de EAIs que cada individuo viveu predizia com precisão surpreendente a quantidade de cuidados médicos que essa pessoa iria necessitar enquanto adulta.

- Pessoas que tinham sofrido 4 ou mais EAIs apresentavam duas vezes mais probabilidade de serem diagnosticadas com cancro em comparação com as pessoas que não apresentavam historial de EAI.

- Para cada EAI uma mulher apresentava um risco acrescido de 20% relativo à necessidade de hospitalização devido a doença autoimune.

- Alguém com um historial de 4 EAIs mostrava-se 460% (quatrocentos e sessenta por cento) mais propensos a sofrer de depressão que alguém sem historial de EAIs.

- Um historial de 6 ou mais EAIs demonstrou reduzir a vida da pessoa por quase 20 anos.

Este estudo demonstra que a vivência de stress tóxico imprevisível e crónico na infância nos predispõe a uma constelação de condições crónicas na adultícia.

Atualmente os neurocientistas estão a conseguir identificar e entender, a um nível bioquímico, exatamente como o stress que enfrentamos enquanto somos jovens nos afeta enquanto adultos, alterando os nossos corpos, as nossas células e mesmo o nosso ADN.

Algumas destas descobertas científicas podem ser um pouco assustadoras de contemplar. Elas levam-nos a restruturar a nossa visão sobre como a saúde emocional e física se encontram íntima e indissociavelmente ligadas.

Na 2ª parte do artigo abordaremos 7 alterações cerebrais concretas que as EAIs induzem, ligadas à deterioração da saúde física e redução da longevidade na vida adulta.

"Tradução livre da Psicronos"

Artigo original em:
https://www.psychologytoday.com/blog/the-last-best-cure/201508/7-ways-childhood-adversity-changes-your-brain

Estudo “Adverse Childhood Experiences” - Center for Disease Control and Prevention:
http://www.cdc.gov/violenceprevention/acestudy/


Sem comentários: